terça-feira, 27 de setembro de 2011

VOLTA AO BATENTE

O Carnaval acabou e o ano finalmente começou. Chegou a hora de renovar o guarda-roupa e entrar no escritório com muita elegância.



Vida nova no Closet
Nem tudo que é tradicional é bom na hora de renovar o guarda-roupa
Emprego novo, closet idem. É o que dizem as regras de etiqueta, dessas que se leem nos manuais de estilo e para as quais nunca damos muita bola. Vai ver foi porque poucas vezes precisamos delas, acomodados que estamos ao brazilian lifestyle, em que o clima fashion ainda é o mais liberal possível. Agora, transferido para um ambiente mais formal e ocupando cargo de diretoria – sim, a coisa pode ser séria! –, é chegada a hora de bater pernas atrás do costume ideal, elegante, curinga para momentos de labuta e festa alinhada.

Nas lojas especializadas, com opções a perder de vista, o atendimento pode até ser solícito, mas muitas vezes pouco esclarecedor se a pedida não for um terno (ou costume) sob medida. Afinal, qual é a diferença entre costume e terno? Ambos não são, na prática, a mesma coisa. Terno é constituído de três peças: paletó, calça e colete, enquanto o costume não leva colete. Na linguagem do dia a dia, no entanto, acabam passando por sinônimos. E tudo bem. Cores? Bem, para começar, nada de invencionices. Os clássicos azul-marinho e cinza são imbatíveis. “Mas e o preto, que, dizem, nunca sai de moda?”, me perguntaria você. “Vai querer parecer saído de um funeral debaixo do sol escaldante de verão?”, devolvo-lhe a pergunta. Não, né? As variantes diárias podem ser conseguidas trocando as cores das gravatas e das camisas. E o que fazer com tantos botões?

O abotoamento mais elegante nos dias de hoje é o reto, de dois botões. Funciona em qualquer situação, inclusive se tiver de usar um dos costumes numa festa de casamento, por exemplo. Truque para guardar: para saber se o tamanho de seu terno está certo, encoste o ombro na parede, de leve. Se a ombreira se mexer, é porque está grande. Para garantir elegância, cheque se o punho da camisa não ultrapassa em, no máximo, 2 centímetros o final da manga do paletó, que deve estar um pouco acima do meio da coxa como altura ideal. Conselho (que não li nos manuais, mas recebi no dia em que fui convidado para ser padrinho de casamento de amigos queridos): abra a mão e invista num sob-medida, feito de lã fria, perfeito para nosso clima. E me conte depois qual foi a cara de seus colegas de trabalho.

Casual
Para quem trabalha de jeans, o modelo com lavagem escura é mais elegante. A camisa deve ter mangas compridas e ser de algodão, tecido que absorve mais o suor e evita as temidas pizzas. Se estiver frio, opte por um cardigã, ou blazer para ocasiões mais sociais.



CAMISA DE ALGODÃO COM STRETCH Ricardo Almeida,CARDIGÃ DE LÃ E ALGODÃO Forum,CALÇA JEANS Aramis,SAPATOS ABOTINADOS DE COURO Cospirato,RELÓGIO COM CAIXA E PULSEIRA DE AÇO Tag Heuer,(à venda na H.Stern)

Social
Aposte num costume marinho de dois botões. Na hora de combinar terno, camisa e gravata, escolha peças que tenham uma única cor em comum (pode ser só um detalhe) para não errar. Calças com barra tradicional são mais práticas por alongar as pernas.



COSTUME DE LÃ FRIA Stone Bonker,CAMISA DE ALGODÃO VR,GRAVATA DE SEDA Aramis,RELÓGIO COM CAIXA DE AÇO E PULSEIRA DE COURO Mido,SAPATOS DE COURO Dudalina.



Quadrado
Ombros e quadris largos
Paletós com dois botões e fendas duplas alongam o torso e as pernas. Listras verticais e calças e jaquetas de tons similares também. O comprimento da jaqueta é logo abaixo do traseiro. EVITE Barra italiana e ternos com três botões, que achatam a silhueta.



Retângulo
Ombros e quadris estreitos
Paletós com abotoamento duplo ou com três botões seguidos encurtam e encorpam o tronco. Calças e jaquetas de cores diferentes idem. Peças um pouco mais largas dão a impressão de você ser maior. EVITE Golas rolês e blazers com um botão, que alongam ainda mais.



V Invertido
Ombros estreitos e quadris largos
Aposte em ombros marcantes e com lapelas mais grossas para balancear o volume inferior. Um ou dois botões nos paletós, preferencialmente com uma só fenda, ajudam a alongar. EVITE Estampas fortes e cores gritantes.



V Legítimo
Ombros largos e quadris estreitos
Paletós de dois botões são ideais. Se tiver dificuldade em achar ternos que sirvam, escolha o modelo pela jaqueta, já que a calça pode ser alterada. As malhas de gola em V também alongam o conjunto. EVITE Peças muito justas para não parecer ainda maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário