quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A ORIGEM DA ESPÉCIES

Na moda, quem chega primeiro vira referência. Conheça alguns dos responsáveis pelas peças que fizeram história no guarda-roupa masculino



1853, corrida do ouro em São Francisco, Califórnia. Levi Strauss e seu cunhado David Stern, donos de uma loja de tecidos e roupas para mineradores, criaram o primeiro Blue Jeans. Em 1872, surgiram os rebites. Com o sucesso de vendas das calças, a dupla patenteou o invento. Em 1890, anunciaram o nascimento do modelo 501.

POLO

Quem inventou a polo foi o tenista francês René Lacoste. Mas quem acha que o logo do crocodilo nasceu porque o cara era um réptil nas quadras se enganou. O apelido surgiu quando ele faturou uma mala de couro de crocodilo, numa aposta com seu treinador. A camiseta polo ganhou o logo do bicho, sem que René sou- besse que estava criando uma marca que seria referência mundial de moda.

SUSPENSÓRIOS



Foi em 1871 que Samuel Clemens, conhecido como Mark Twain, patenteou os suspensórios nos Estados Unidos. O que ele não podia imaginar é que seu invento praticamente perderia a função de segurar as calças entre os mais jovens, mas que vira e mexe ele apareceria nos looks de desfile, soltos em cima do traseiro, para criar um efeito rock’n’roll.

AVIADORES



Muito antes de o Tom Cruise acelerar sua moto e seu avião de caça em Top Gun, os óculos de hastes metálicas e lentes esverdeadas eram usados pelos pilotos da Força Aérea americana. Quem desenvolveu foi a Ray-Ban, em 1936, marca que continua líder de mercado até hoje.

MALHA ESCOCESA



Como os arquivos da Pringle of Scotland, famosa marca escocesa de malhas, foram perdidos num incêndio, ninguém sabe ao certo quem inventou o padrão argyle (losangos multicoloridos inspirados no clã escocês Argyle), mas diz a lenda que o Duque de Windsor, inventor de outras famosas peças masculinas, encomendou uma malha de padrão xadrez para com- binar com suas meias axadrezadas.

MOCASSIM DRIVE



O primeiro sapato para dirigir deve ter sido criado pela Carshoe lá pelo meio dos anos 60, mas a Tod’s, outra potência em mo- cassins masculinos, se declara a inventora.

CAMISA COM BOTÕES NO COLARINHO



Antes de 1896, os colarinhos das camisas voavam a favor do vento. Foi a famosa marca americana Brooks Brothers que introduziu botões nos colarinhos das camisas. Até hoje a marca é considerada uma das mais famosas do mundo quan- do o assunto é camisa masculina.

CASACO DE CHUVA



O primeiro casaco resistente à água surgiu em 1823, quando o químico escocês Charles Macintosh juntou uma camada de borracha com tecido de lã. Nascia o conhecido casaco MAC.

TÊNIS



Em 1800, surgiram os primei- ros sapatos com solado de borracha, chamados de Plimsoll, específicos para praia. Foi em 1892 que a Goodyear, empresa de sapatos de borracha, parte da divisão da United Status Rubber Company, começou com o processo da vulcanização resultando num tênis chamado Keds. Para quem achava que a Converse era a primeira, eles só lançaram sua versão de tênis em 1908.

Tags: aviadores, camisa, casaco de chuva, jeans, malha escocesa, marcas, mocassim, moda, polo, roupas, suspensórios, tênis

Nenhum comentário:

Postar um comentário