segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SEXTA CASUAL-O QUE PODE E O QUE NÃO PODE

Com este post, a nossa SEXTA CASUAL. Explico:: desde o final dos anos 1990, com mais força a partir dos anos 2000, para muita gente que trabalhava de terno a semana inteira, a sexta-feira virou sinônimo de liberdade por conta da liberação do traje nos escritórios. Liberou, mas não liberou geral, alguns trajes foram vetados e ainda tem muita gente trabalhando de terno e gravata. As fotos que ilustram esta matéria são do meu arquivo Manual de Estilo Vip. Tenho todos e vou comentar os looks

















UM LOOK EXECUTIVO CORRETO


NORMAS QUE DEVEM SER SEGUIDAS, PARA QUEM AINDA TRABALHA DE TERNO

Hoje, todo mundo fala do ESTILO CASUAL, como a grande escapada, para se ver livre do TERNO E GRAVATA. Mas a coisa não é bem assim. Cada empresa tem o seu dress code – código de vestir, e suas regras corporativas, que embora mais relax, acabam sendo outro tipo de uniforme. Abaixo, um visual que nâo entra em atritos, é correto para empresas que não exigem calça e camisa social. Não se ligue nas legendas, e sim no look.

VISUAL CASUAL CORRETO
Existem muitos detalhes e vamos falar sobre todos eles aqui, por uma razão simplíssima: a maior parte da galera que trocou terno e gravata por roupas ditas mais confortáveis, acabou entrando numa furada, ao ser barrada pelo chefe, por estar trajando jeans ou calça cargo, com camiseta estampada. E, pior. Teve gente pensando em enfrentar o batente, de bermuda. Fica frio: vamos dissecar peça por peça, O QUE PODE e o que NÃO PODE e, importante, TIRAR SUAS DÚVIDAS.Abaixo um look que certamente seria barrado.
1 – MAS, AFINAL, O QUE É ESTILO CASUAL?
Tudo começou com o “casual Friday”, ou sexta casual, na California, na metade dos anos 90. Empresários do universo da informática descobriram que o rendimento de seus funcionários caía pela metade, depois da quinta-feira, considerada, o dia mais estressante da semana. Entâo surgiu o conceito que liberava, uma roupa mais confortável, no dia mais próximo ao final de semana.Outro look vetado, abaixo. A ATITUDE é de balada e isso conta ponto contra. Trabalho é trabalho, noite e festa são outras paradas.

Bem, a parada originou tanta confusão, que algumas empresas voltaram atrás e exigiram a volta do terno e gravata. Outras, começaram a orientar seus funcionários, e elaborar uma política mais nítida, sobre os trajes que consideram apropriados ao estilo casual. Cada empresa tem as suas normas específicas e este deve ser, portanto, o primeiro passo que você deve dar, para estar em dia com um estilo. A função prioritária do modo de vestir casual, é dar mais conforto ao seu dia-a-dia, estimulando a sua performance, rentabilidade, no desempenho. Você tem que saber o que pode e o que não pode, na empresa em que trabalha. Se vc tiver dúvidas a respeito de COMO USAR ESTE OU AQUELA PEÇA, aqui é o lugar certo para esclarecermos. Comente, poste, recomende, assim vamos estabelecendo nosso diálogo, DE HOMEM PRA HOMEM.
O QUE EVITAR NO ESCRITÓRIO ::


1 – Jeans & camiseta ::
A imbatível dupla, que virou uniforme da rebelião jovem, movida por música e contestação, durante todo o século passado, não é de toda vetada no visual casual, no ambiente corporativo, às sextas-feiras. Mas alto lá. É preciso fazer algumas concessões.Abaixo o que deve ser evitado :: muito informal, camiseta com estampa, jeans semi-detonado e no visual da esquerda, as medalhas devem ficar para o fim de semana.
O QUE NÃO PODE ::
- JEANS justos ou rasgados, desgastados, oversize no melhor estilo streetwear, com lavagens detonadas, bainhas esgarçadas, devem ficar para a balada ou para o encontro com a galera, mas fora do expediente.
- CAMISETAS com slogans de piadas, justas e detonadas, t-shirts de basquete ou futebol e as de jersey usadas pelos fãs dos times de futebol americano, estão vetadas.Camisetas de malha que modela o corpo. As justas e curtinhas, nem pensar. Exiba seu físico na hora da conquista, mas fora do escritório.
COMO ENCONTRAR UM MEIO TERMO TRABALHAR DE JEANS E CAMSIETA ?
- Troque a camiseta pela CAMISA PÓLO. Certamente a sua marca favorita, vai ter a sua versão. Este item é tão curinga que vai ter um post especial. Mas, existem camisetas mais discretas, que podem ser usadas, com modelagem mais ampla e confortável. Um truque: aproveite o ar condicionado do escritório e use sua t-shrt sob um blazer discreto e nada justo, ou um cardigan, por exemplo, vc fica até mais fashion.Mas não se entusiasme e não turbine o lokk com suspensórios, gravatas borboletas e afins. Nada de patches, aqueles escudos, letras, logotipos etc. Gravatas fashion? EVITE / NÃO USE :: afinal, o estilo casual permite que vc nâo tenha que usar, ão é mesmo? na foto abaixo, estão super bem, mas duvido que funcione no escritório em que vc trabalha.
- JEANS devem ser retos, sem lavagem exagerada, sem patches, tachinhas ou enfeites e, sobretudo não devem ser de cintura baixa, como manda o figurino fashion, o que o faz incômodo, para quem passa o dia inteiro sentado. Os CINTOS devem ser de largura média, discretos. Deixe os de lona e listrados, para outras ocasiões mais informais.

Importante: lembre-se de que a troca do paletó & gravata pelo estilo casual, visa o conforto e rendimento e que, o seu ambiente de trabalho, não é o palco adequado, para você mostrar a seus colegas, que é ligado em moda
IMPORTANTE :: O ESTILO CASUAL NO ESCRITÓRIO NÃO DEVE SER CONFUNDIDO COM O ESTILO CASUAL DA BALADA, DO BOTECO E DA NOITE. Exemplo :: a calça cáqui reta e com bolso faca e camisa polo, pode :: a calça cargo cáqui com o cinto contrastante, pode ser barrada em algumas empresas. Certifique-se SEMPRE do seu dress code :: normas do código de vestir.

No próximo post falaremos das possibilidades de uso do curinga CAMISA POLO. Importante :: o estilo casual, quando usado dentro de suas normas, revolucionou a maneira do homem se vestir às sextas-feiras.Acabou sendo generalizado e isso confunde o que deve ser usado no escritório e pode ir para a noite. Vamos dissecar tudo e explicar, aqui.
:::::::::::
As happy hours e eventos parecidos, estimularam o uso do BLAZER sem forro, leve e confortável que passou a ser outro curinga. O trio JEANS / POLO / BLAZER, se usados corretamente, tem entrada garantida em todos os ambientes e agregam status casual & elegante ao homem urbano, contrariando a lenda que diz que o homem brasileiro não sabe se vestir. Até a nossa próxima SEXTA CASUAL. E, lembre-se de que a suas dúvidas, sugestões e opiniões estimulam o nosso diálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário