segunda-feira, 31 de outubro de 2011

COMO COMPRAR UM TERNO


O TERNO DE 2 BOTÔES ::
Na foto acima, o presidente americano Barack Obama, um dos responsáveis pela volta do estilo de terno com paletó de 2 botões, que muitas marcas tentavam emplacar desde o começo dos anos 2000.Os anos 1990 podem ser considerados como a década do terno de 3 botões.
Com a eleição de Obama, como presidente dos Estados Unidos, o mundo inteiro apostou no visual. Reparem como a silhueta é mais ajustada ao corpo, a camisa social branca impecável com colarinho francês ( o mais comum), o nó de gravata super bem feito. Podemos dizer que na foto acima, o terno executivo cumpre sua missão ou função: agrega valor de PODER E ESTILO, ao mesmo tempo. Conforme prometi no post anterior, aqui nesta coluna, esta é a SEMANA DO TERNO EXECUTIVO.


Se vc acabou de se formar e vai trabalhar de terno, tenho boas novas. O que te aperta o pescoço, muitas vezes nada tem a ver com a gravata, e sim com o colarinho incorreto pro seu tipo de pescoço. Vc já parou pra pensar nisso? A próxima semana será a SEMANA DA CAMISA SOCIAL. Vou mostrar os tipos de colarinho e ai, vc vai encontrar o que melhor vai te servir. Uma coisa eu te garanto: você vai passar a maior parte de seu dia dentro de um terno, portanto precisa estar em paz com esta vestimenta que além de representar poder e elegância, tem que ser um aliado e não um inimigo incômodo que você não vê a hora de chegar no escritório para jogar na guarda da cadeira.


COMO COMPRAR UM TERNO:
É preciso muita atenção na hora de escolher o seu terno. Se é o primeiro fique certo de que você jamais esquecerá este momento. Se é mais um para o seu closet, ainda é tempo de você aprender algumas dicas que talvez você não saiba. E, se você é um grande conhecedor de moda e estilo, talvez seja a hora de passar a bola de seu conhecimento para um filho, sobrinho ou filho de um grande amigo.
Antes de tudo, o terno precisa cair perfeitamente em suas formas. O paletó ideal deve vestir perfeitamente nos ombros. O comprimento do paletó e das mangas assim como a largura podem ser ajustados pelo alfaiate, os ombros nunca. Quanto ao tecido lembre-se sempre a tecnologia têxtil já produz tecidos próprios até mesmo para o clima confuso que vivemos no mundo de hoje. Se você vai trabalhar no mercado de capitais saiba que a cor bege não é bem-vinda. Já nas multinacionais é o marrom é persona non grata. E, segundo o dicionário das cores, era a cor dos serviçais na Idade Média, enfim, nada apropriado para um alto executivo além de não combinar com nosso verão, por ser considerada uma cor quente. São crendices, mas pense nisso. Abaixo repito nossos 2 tipos de terno executivo; 2 b e 3 b. O “b”, é de botões.



1 – MODELAGEM ATUAL
Os paletós de ombreiras do power dress dos yuppies ficaram na década de 80 e o jaquetão ressurge como estilo dos antendos. No modelo clássico do paletó de três botões na modelagem atual as calças são mais estreitas, alongando a silhueta. O paletó pode ter fendas gêmeas laterias, uma fenda no meio das costas ou não ter fenda que é o modelo que não recomendo.As fendas dão mobilidade.
A cintura da calça deve vestir bem e com conforto. Veja se os bolsos não deixam ver o forro. Se isto acontecer a calça está apertada. Os bolsos traseiros devem ser suficientes para caber a carteira. Sem sobrar e sem faltar. Os bolsos frontais devem ter tamanho adequado para colocar as mãos sem abrir e sem mostrar o forro.



2 – BAINHA SIMPLES E BAINHA INGLESA ( OU ITALIANA).
As calças devem cair sobre os sapatos o suficiente para cobrir as meias quando se está de pé. O comprimento com o sapato social não pode deixar as meias aparecendo quando você anda e nem arrastar no chão. As bainhas devem ter um mínimo de cinco centímetros para bainha comum e o dobro para bainhas inglesas também chamadas de italianas (viradas-especiais para trajes e ternos). Calças sociais devem ter a bainha com pontos invisíveis ou virada à italiana.
3 – VINCO
Os vincos devem vir de cima, passar exatamente no meio do joelho e terminarem no meio do sapatos.

4 – COLARINHO E LAPELA
Algumas regras de alfaiataria devem ser seguidas para que você esteja mesmo impecável dentro do seu terno . Encare o espelho.Da esquerda para a direita.
A – colarinho correto :: CERTO
B – colarinho com espaço entre a gola da camisa :: ERRADO
C – colarinho está muito abaixo da lapela e faz volume, enrruga :: ERRADO.
D – colarinho some sobre a lapela :: ERRADO
E – colarinho da camisa social compete com a lapela do terno :: ERRADO



5 – COMPRIMENTO DA MANGA DO PALETÓ
A manga do paletó deve ser um centímetro mais curta que a da camisa, como na ilustração à esquerda. Esta norma vem de um tempo em que os homens usavam abotoaduras e elas eram melhor exibidas desta forma. Apesar de as abotoaduras cada vez mais serem vistas raramente, a regra ficou.
6 – DEFEITOS COMUNS NA COMPRA DO TERNO INADEQUADO A SEU TIPO
Um paletó perfeito deve ficar cheio no espaço entre as omoplatas de modo a não tolher os movimentos. Se surgirem rugas de tecido no meio das costas o tamanho não está correto para você. O paletó ideal não enruga quando você está parado.
7 – RELAÇÃO OMBROS / CABEÇAS
O galã hollywoodiano Cary Grant tinha pleno conhecimento de suas proporções o que o levou a usar sempre ternos com ombros acentuados pois o star tinha cabeça grande. Nada glamuroso mas ninguém além de seu alfaiate ficou sabendo.Se liga nas dicas abaixo.
A - ombros muito largos dão a impressão que a cabeça é pequena.
B – ombros estreitos aumentam a cabeça.
C – tem que haver uma relação balanceada entre cabeça/ombro para uma sensação de equilíbrio.
8 – PALETÓ CURTO / PERNAS COMPRIDAS
Se você for baixinho, um paletó mais curto alonga as pernas.
9 – PALETÓ LONGO / PERNAS CURTAS
Se você for altão, um paletó mais comprido diminui as pernas.
10 – O COMPRIMENTO DO PALETÓ
O paletó de um terno deve cobrir a curva do traseiro.
11– NÃO DEVE HAVER ESPAÇO ENTRE O COLARINHO DA CAMISA E A GOLA DO PALETÓ.
Bem, como prometido, amanha tem mais dicas sobre o terno executivo, que deve ser ser uniforme de trabalho e lhe dar conforto e não uma câmera de tortura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário