quarta-feira, 5 de outubro de 2011

BRANCA E BÁSICA


Camisa de algodão BOSS BLACK.

Algodão é obrigatório

Na hora de comprar, opte por ele. Veja as diferenças entre os tipos de fibras

Algodão comum – Fibra orgânica composta de 94% de celulose, originária de arbustos do gênero Gossypium, que são encontrados em áreas tropicais na África, na Ásia e nas Américas. O algodão comum é o mais rústico das espécies, fazendo com que seja mais barato e amasse mais.

Algodão egípcio – Cultivado e colhido manualmente no delta do Rio Nilo, sua grande vantagem é que as fibras são mais longas do que a variante comum, fazendo com que o tecido seja mais forte e mais macio. Se tratado da maneira correta, dura mais tempo que o comum.

Algodão pima – Essa variante é plantada somente no Peru e é tão fina quanto o algodão egípcio. Sua fibra também é mais comprida, tendo uma textura bem leve e de toque sedoso. Por ser colhido manualmente, sua produção é considerada ecologicamente correta.


Dúvidas mais frequentes

Manga curta ou comprida?

A camisa de manga comprida é bem mais elegante. Se ficar com calor, dobre as mangas. A manga curta fica liberada se você estiver na praia ou em um ambiente totalmente casual.

Por dentro ou por fora da calça?

A camisa usada por dentro da calça sempre fica mais elegante. No caso de ternos e costumes, nunca a use por fora. Com calças jeans ou cáqui, prefira colocá-la por dentro. Para fora, só em situações muito casuais, como no fim de semana e na praia.

Soltinha ou justa no corpo?

Se a camisa estiver larga demais, passará um ar deselegante e desleixado. Já se ela estiver justa demais, vai marcar o corpo e repuxar os botões do torso, causando certo constrangimento. O correto é o meio-termo: nem muito justa nem muito apertada.

Lisa ou estampada?

A camisa branca lisa é sempre mais elegante. Se quiser variar, opte por um modelo com punho e colarinho brancos e corpo de outra cor, geralmente azul, o que funciona melhor com gravata.



Uma camisa, quatro looks

Diferentes situações mudam completamente a função da peça



Trabalho – O ideal é abrir apenas um botão do colarinho. Quanto mais botões abertos na gola, mais casual a peça fica.



Casual – Em uma situação informal, como no fim de semana, ela pode ser usada aberta por cima de uma camiseta branca.



Tradicional – A gravata faz a diferença na produção. Nesta versão, a camisa vai por dentro da calça.



Despojado – A camisa com as mangas dobradas é ideal para os dias de calor. A fim de deixar a produção mais solta, abra dois botões.

Nas fotos: Camisa de algodão egípcio DUDALINA,Gravata de seda SERGIO K,Calça jeans DIESEL,Cinto de couro CNS,Relógio com pulseira de couro e caixa de aço TAG HEUER PARA H.STERN,Camisa de algodão M.OFFICER.

10 dicas imprescindíveis

Bolsas, botões, punhos e outros detalhes que você precisa conhecer

1 Na hora da compra, pergunte se a peça encolhe na lavagem. Isso evitará que futuramente ela fique com o colarinho e o corpo apertados demais.

2 Bolsos deixam a camisa mais casual. Em situações mais formais, opte por modelos que não os tenham.

3 Colarinho amarelado significa que está na hora de aposentar sua camisa branca.

4 Botões de madrepérola também indicam a qualidade da peça. Quanto mais grossos, melhor, especialmente na hora da lavagem.

5 Camisas bem modeladas têm casas de botões na vertical, com exceção do último(de baixo), que é horizontal. Isso faz parte da tradição da alfaiataria e vem do tempo em que se prendia o último botão direto à calça para que a camisa não saísse do lugar

6 Se quiser algo mais elegante, opte por camisas de abotoamento duplo ou escolha camisas com punho francês, que tem uma dobra e é preso com abotoadura.

7 Nada de comprar camisas sem prová-las antes. Saiba as suas medidas. Se estiver na dúvida, tire-as com o alfaiate da loja.

8 Quanto maior o número de pontos de uma costura, mais duradoura será a peça. Uma camisa de boa qualidade deve ter cerca de oito pontos por centímetro.

9 Preste atenção a alguns detalhes que atestam a qualidade de uma camisa. Um deles é o pregueado entre o punho e a manga. Outro é a presença de dois botões depois do punho, que favorecem o desenrolar das mangas.

10 Na hora de lavar, prefira a máquina. A temperatura ideal é de 40 graus. E nada de usar alvejante. Na hora de passar, o ferro não deve estar acima dos 150 graus para não danificar o algodão.

Um nó na garganta

O colarinho da camisa é que define o nó correto. Confira abaixo



Camisa de algodão ALFAIATARIA PARAMOUNT,Gravata de seda LOUIS VUITTON.



Camisa de algodão VILA ROMANA,Gravata de seda HUGO BOSS.

Colarinho aberto

Para homens de rosto fino e comprido. Na hora de usar a gravata, dê um nó que preencha todo o espaço. Um Windsor é o ideal.



Colarinho estreito

O colarinho estreito é ideal para homens que têm rosto mais largo e redondo. Opte por um nó menor, como o simples ou o duplo.



Tags: camisa branca, moda masculina

relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário