domingo, 2 de outubro de 2011

PROIBIDO PARA MENORES

Em vez de desfiles, Benan faz apresentações como a da última coleção, inspirada em investidores financeiros



Em geral, as atenções nos grandes eventos de moda masculina na Europa se concentram em marcas como Zegna, Gucci e Armani. Na última edição do Fashion Week de Milão, ocorrida no mês passado, porém, um novato roubou a cena: Umit Benan, estilista de 30 anos de idade, cujos desfiles foram classificados pelo blog de moda do jornal The New York Times como um dos melhores da temporada. Benan ganhou também elogios de outros jornalistas da imprensa especializada. Na apresentação, em vez da exibição tradicional na passarela, modelos com mais de 30 anos encarnavam homens de negócios reunidos para uma happy hour. A coleção foi inspirada em personagens como Gordon Gekko, de Wall Street (1987).

Nas edições anteriores das semanas de moda na Europa, Benan preparou apresentações com referências a Ernest Hemingway, lendas do rock, como Bob Dylan, Keith Richards e John Lennon, e até taxistas turcos em horário de descanso. Os ternos de alfaiataria de três peças surpreenderam (e ainda surpreendem) a mídia especializada: os cortes inteligentes, especialmente nos blazers e nos casacos, e o caimento das calças transformaram peças clássicas em modernas.

Os castings para suas campanhas também são diferenciados. Enquanto grandes nomes do mercado da moda correm atrás de modelos com cara de garotos, Umit dá preferência a homens maduros. “Aqueles que vestem as minhas criações são agressivos, masculinos, elegantes e com senso de humor apurado”.

Umit começou a carreira trabalhando para nomes como Marc Jacobs e Sophie Theallet. Em 2006, mudou-se para a Itália para ser assistente de Rifat Ozbek, até resolver seguir a carreira solo. Sua marca ainda não tem loja própria, mas é possível encontrar as versões comerciais de suas roupas em lojas multimarcas, como a Browns Uk, em Londres, e na Spiga _/Dolce&Gabbana, em Milão, na Itália. Umit também vende pelo site The Corner (thecorner.com), ainda não disponível para entregas no Brasil.



“Elegância é um modo de agir”

Por que escolher homens mais velhos para estampar suas campanhas?
Para mim, esses modelos mais novos são como meninos perdidos na floresta. Nas minhas campanhas, eu preciso de homens com experiência. Quero ouvir suas histórias, ver o estilo de vida que eles levam em seus olhos. Eu gosto de homens confi antes que sabem o que querem.

O que inspira você quando está criando uma coleção?
Cada coleção tem seu roteiro. Às vezes, muda o personagem, mas a alma da coleção continua a mesma. Meus amigos podem me inspirar, meu pai me inspira muito.

Como você descreve o homem típico que compra e usa suas roupas?
Eles são homens agressivos, masculinos, elegantes e com senso de humor apurado, assim como encontramos nas ruas de grandes cidades do mundo, como Nova York.

Como modernizar o visual de um homem maduro?
Usando confiança e senso de humor. Se um homem mais velho conseguir rir de si mesmo, ele vai estar sempre à frente de seu tempo para mim.

Quais são as qualidades e os defeitos desse homem?
O homem que usa minhas criações tem defeitos. Não acredito em perfeição. Somos todos humanos. Cometemos erros de tempos em tempos. O importante é se sentir bem quando se olha no espelho. Se você está feliz com o que vê, eu acredito que possa fazer qualquer um ao seu redor feliz.

Nos tempos de hoje, o que um homem precisa vestir para fi car elegante e moderno?
Elegância é o modo de agir, e não o jeito de se vestir. Ter educação é elegante, ter uma família forte e unida é elegante. Elegância não é ter uma jaqueta com botões de ouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário