segunda-feira, 31 de outubro de 2011

QUANDO USAR PALITÓ OU BLEZER,QUAIS ABOTOAR? E QUANDO USÁ-LOS ABOTOADOS?

Quando o assunto é abotoamente simples (uma fileira única de botões), não importa quantos são (desde que tenha mais de um, é claro), o último botão contando de cima pra baixo nunca é abotoado. Nunca mesmo.




Se for um paletó ou blazer de 3 botões dá para usar a regrinha do “às vezes, sempre e nunca”, again sempre começando a contar pelo botão de cima. Ou seja, o botão de cima de um terno ou blazer de 3 botões pode ou não ser abotoado dependo da sua estatura (se for baixinho sugiro que não abotoe) e do tipo de lapela da peça (se ela, a lapela ficar ligeiramente dobrada sobre a casa do botão, então não o abotoe pois ficará repuxado). Já o do meio será sempre abotoado e o debaixo nunca será abotoado.



No caso de 2 botões, o de cima é sempre abotoado e o debaixo nunca é. Um blazer ou paletó com um único botão (foto abaixo) sempre deve ser abotoado, pois se não abotoar fica casual demais.

Paletós ou blazers com mais de 3 botões, como é o caso de 4 ou 5 botões têm um status mais pro lado fashion do que para um clássico do guarda-roupa masculino, dependendo de modismos para se usar. Aliás, o de um botão também segue esta linha, viu? Jamais compre e use um destes como o seu terno ou blazer diário, se não forem o terno da estação, pois se não forem, serão considerados datados.


Newsflash: os de 4 botões (foto acima) andaram figurando timidamente em alguns desfiles da próxima temporada de inverno no hemisfério norte. Talvez voltem a ser “in“, who knows? Portanto, só pra saber, no de 4 botões o último nunca se abotoa, o de cima pode ou não ser abotoado. Mas melhor deixá-lo fechadinho.



Quando o assunto é jaquetão (aquele com abotoamento duplo onde há uma fileira dupla de botões… é, o mostrado acima), há controvérsias… por exemplo, para alguns o de dentro deve sempre ser abotoado e os da fileira debaixo, nunca, isto quando houver é claro a possibilidade de fechar mais de um botão. Se só houver um, abotoe o próprio. Se houver uma fileira no meio, pode abotoar ou não. Para outros, se no seu jaquetão tiver 2 botões que podem ser fechados, você pode ou abotoar o de cima, ou ambos fazendo a linha conservadora, ou ainda seguir a linha do Duke of Kent e fechar somente o de baixo, é claro se o modelo escolhido permitir. Deu pra entender?

Ainda sobre o DB ou jaquetão: Esse tipo de paletó/blazer é imponente demais e não é a melhor escolha a se fazer não. Como uma opção eventual, até pode, mas como o seu blazer ou paletó de todo dia eu não recomendo. Muito “quatrocentão”. E não muito democrático, silhueta-wise.





Mas voltando ao nosso assunto que é o abotoamento… em trânsito, o seu paletó ou blazer vestido de forma NÃO casual ou seja formalmente, ou então, com gravata, deve estar sempre com os botões devidos abotoados. Só é permitido desabotoar para sentar ou passear sem compromisso por aí. E ao levantar, abotoe todos os que devem ser abotoados. Já um jaquetão sempre fica com os botões escolhidos para serem abotoados, abotoados quer esteja sentado, deitado, em pé ou whatever…

Já um blazer ou mesmo um paletó usado em ocasiões que não peçam certa formalidade ou o uso de gravatas (ou de repente até com elas, mas usadas por dentro de um suéter de lã sem botões e com um pé no casual), podem ser usados em trânsito desabotoados também. Mas somente nestas condições onde você possa “despojar”, casualizar o look, ok? Se pedir algo mais composto, abotoe!

É, você entendeu certinho: usá-los abotoados ou desabotoados vai depender da sua intenção e da ocasião

Nenhum comentário:

Postar um comentário