segunda-feira, 31 de outubro de 2011

UM PAPO SOBRE COLETE



Tendo a foto ao lado como exemplo… usado tradicionalmente, o último botão fica aberto, os outros abotoados. Ele deve cobrir o cós/cintura da calça por completo e não importa o que você faça, nunca a camisa deve aparecer por entre colete e calça. A ponta da gola/colarinho da camisa abotoada e engravatada deve ser beliscada e ficar presinha pelo colete. Agora, é claro que estou falando do colarinho tradicional, já que há algumas versões dele em que esta máxima não daria pra ser aplicada como aquele colarinho diminuto, bem tiny ou um outro mais curto.

Tradicionalmente ele tem 5 botões (abotoamento simples) e o tecido nas costas é feito de um tecido diferente do da frente. Por exemplo, na frente é de lã fria (super alguma coisa, 100, 120, 150…) e atrás é cetim. E atrás, há um “cintinho” que permite um ajuste perfeito à sua silhueta.

Pra evitar volumes ou quebra aparente entre colete e calça, o uso do cinto deve ser evitado. Nessa, o suspensório é mais do que bem-vindo para substituí-lo, se precisar desta help. O mesmo se aplica para quem, sei lá por quê, preferir usar calças com pregas. Cai melhor.

E nem preciso dizer que o suspensório é pra ser usado por dentro do colete e não por fora, né? E é o de botões, não os clip-ons.



Sempre que você for mandar fazer um terno, mande fazer um colete para acompanhá-lo, no tecido, padrão e cor do terno em questão. Pra tê-lo como opção, just in case. E usá-lo assim, tudo no mesmo padrão, tecido e cor é sempre mais formal do que usar um dissidente.

Ao usar o colete com o terno, mesmo com o paletó aberto, o ar de composto fica garantido, sempre. Usando o colete com paletó fechado, tradicionalmente, só o botão de cima tops fica aparente, o resto fica coberto pelo paletó. Isso, tradicionalmente falando… Com os de hoje em dia, é muito comum ver dois botões aparecendo.



Há versões de coletes DB (abotoamento duplo) por aí no momento, mas se quiser a minha opinião nessa… aposte sempre num de abotoamento simples que é menos complicado. E só pra constar: tradi way, o terno de abotoamento duplo (jaquetão) não é usado com colete de abotoamento duplo. Um de abotoamento simples seria a opção neste caso. Já um terno de abotoamento simples permite um colete dos dois jeitos.




Outra: colete é uma opção do smoking também, que pode ser usado com ele ou então, com uma faixa chamada cummerbund. Escolhe-se ou um ou outro pra usar e não os dois juntos. A versão tradicional dele para o smoking é low-cut e com ou sem costas, bem como a foto acima. E sim, ele teria lapelas.




Apesar do colete fazer parte de algo superformal como um terno, dá muito bem para pegá-lo emprestado e usar com algo mais casual como jeans e camiseta, na base do hi-low. Se claro, você quiser. Ou simplesmente comprar um avulso e usar na montada que melhor lhe apetecer.

E fora do esquema de um terno (dia ou noite), você pode sem drama usar um não necessariamente na sua forma tradi, sendo ele mais curto por exemplo, ou simplesmente usando-o de forma que mostre um pouco o cinto ou a sua fivela, ou enfim, dar lá o twist que você bem quiser nele.

Ou seja, numa montada descolada/despojada/casual não precisa ficar se atendo às suas “tradicionalidades”.

Agora, mesmo dentro de uma enternada, num momento IN, as suas variações também podem ser consideradas opções viáveis. Porque, na medida que algo se torna IN, ou seja, uma trend vinga, as possibilidades acabam também se ampliando e maneiras diferentes de usar uma peça também se tornam bem-vindas.

Nem que seja somente por aquela estação…

Leia ainda: Tudo o que eu já falei sobre coletes. E olha, se você está interessado em esportá-lo e está procurando maneiras de usá-lo… eu recomendo uma boa browseada pela sugestão de posts.

veja o video abaixo,boas compras..

Nenhum comentário:

Postar um comentário