quarta-feira, 2 de novembro de 2011

HISTÓRIA DA GRAVATA

O hábito de utilizar adornos em volta do pescoço remonta a diversas épocas e civilizações.
Agora, veremos um pouco das raízes da gravata moderna.

EGITO

Provavelmente, a primeira utilização de objetos semelhantes às gravatas de hoje foram identificadas entre os egípcios.
Arqueólogos identificaram em torno do pescoço de múmias egípcias uma espécie de amuleto conhecido como “Sangue de Ísis”. Deusa Ísis
Esse objeto em ouro ou cerâmica possuía a forma de um cordão fixado com um nó, cujaa função seria de proteger a múmia dos “perigos da eternidade.”

CHINA

Há milhares de anos, os guerreiros do imperador chinês Shih Huang Ti’s usavam uma cachecol com um nó em volta do pescoço como símbolo de status e de elite entre as tropas, de forma semelhante à gravata hoje conhecida.

ROMA

Até uma época recente, acreditava-se que os romanos foram os pioneiros no uso da gravata.

Na famosa coluna de Trajano, pode ser visualizada ao nível do pescoço uma peça semelhante à gravata conhecida como focale.

Este acessório era utilizado pelos oradores romanos com o objetivo de aquecer suas gargantas.

CROÁCIA

Não era de se esperar que a Guerra dos Trinta Anos, uma série de conflitos religiosos e políticos acontecidos na Europa há mais de 300 anos, viesse exercer alguma influência na história da moda masculina ocidental.

Isso aconteceu quando o rei francês Luis XIV decidiu contratar mercenários croatas para que auxiliassem na guerra.

Durante a visita dos soldados croatas à corte, os franceses perceberam o belo lenço com nó em volta dos seus pescoços.

Esses acontecimentos encontram-se registrados no livro francês “La Grande Histoire de la Cravate” (Flamarion, Paris, 1994), conforme a seguinte passagem:

“Por volta do ano 1635, cerca de seis mil soldados e cavaleiros vieram a Paris para dar suporte ao rei Luis XIV e o Cardeal Richelieu. Entre eles, estava um grande número de mercenários croatas. O traje tradicional destes soldados despertou interesse por causa dos cachecóis incomuns e pitorescos enlaçados em seu pescoço. Os cachecóis eram feitos de vários tecidos, variando de material grosseiro para soldados comuns a seda e algodão para oficiais”.

O próprio rei Luis XIV ordenou que seu alfaiate particular criasse uma peça semelhante a dos croatas e que a incorporasse definitivamente aos trajes reais.

INGLATERRA

Outro importante marco na história da gravata aconteceu com o retorno de
Charles II à Inglaterra, depois de seu exílio.

Devido a sua fama e influência e como era um adepto do uso da gravata, ele acabou contribuindo de modo decisivo na incorporação desta nova peça de roupa na moda européia e, mais tarde, também nas colônias do continente americano.

veja o video abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário