quarta-feira, 28 de setembro de 2011

OH, DÚVIDA CRUEL....

1. Os paletós e blazers estão mais curtos?



Sim, nos dois últimos anos eles estão ligeiramente mais curtos, mas sem deixar o traseiro de fora. Em relação às mangas, a dica é cumprir a regra clássica e deixar 1 cm do punho da camisa à mostra. Fica muito mais elegante!

2. Comprei um chapéu e quero saber se posso usar de dia e o que devo vestir para combinar.



A recente moda dos chapéus surgiu com os astros de Hollywood. Por aqui, os DJs foram os primeiros a usar, porém sempre à noite. O traje oficial para o chapéu são jeans, camiseta e tênis. Só não combine com camiseta polo – é muita informação na parte de cima.

3. Devo usar terno ou fraque no meu casamento?



Prefiro terno, mas depende do terno. Se for um daqueles realmente classudos – leia-se grafite ou preto, feito de lã fria Super-120 para cima, com ajustes para ficar certinho no corpo -, ele com certeza ficará mais bonito e atual do que o fraque. Mas aí, para se destacar dos convidados e padrinhos, você vai precisar investir nos detalhes: sapatos de amarrar realmente poderosos, um colarinho imponente, uma gravata de seda prata com um nó bem dado, uma flor branca e delicada na lapela e um bom par de abotoaduras. O colete também é ótima pedida, se o calor não apertar.

4. Qual é a roupa bacana para comemorar meu aniversário na balada?



Blazer casual de sarja com modelagem ajustada é bom para usar até que a pista esquente. O trio jeans + cinto com fivela grande + tênis baixinho é garantia de sucesso.

5. Como e quando usar colete?



O colete do terno escapou dos altares para circular com jeans nas baladas e nos ambientes de trabalho casual. A recomendação para o escritório é usar com camisa e sapato de amarrar. Na balada dá para usar com camiseta, cinto e tênis street.

6. O cardigã é careta ou moderno?



É a peça do momento. Nas baladas da Europa, os caras usam com camisa casual. Por aqui usam mais com camiseta. De ambos os jeitos ele cai muito bem. Acerte na escolha com modelagens justinhas.

7. Ainda está na moda usar lenço palestino?



Ainda dá para usar, mas eles já não são novidade… No entanto, os lenços de algodão bem leve, tipo cachecol de verão, vão continuar firmes quando o calor chegar. Eles podem ser uma forma rápida (e barata) de garantir um upgrade num look casual.

8. Qual é a nova largura das gravatas?



As gravatas das marcas mais famosas e tradicionais do mundo, como Armani, Zegna e Gucci, afinaram. Dos 10 cm a 12 cm tradicionais, elas passaram para 7 cm ou 8 cm, para usar no escritório. As mais finas, com 5 cm ou 6 cm, vão para a balada. Mas atenção: gravatas estreitas combinam com peças igualmente justinhas no corpo. De quebra, você parece que emagreceu uns quilinhos.

9. Que tipo de sapato se usa com calça saruel?



Os tênis bem baixinhos, com solado fino e fôrma alongada, são ideais. Aqui vale a máxima do menos é mais; afinal, o cavalo baixo da calça já é a atração da roupa.

10. Trabalho numa empresa que adotou o traje casual. Posso usar mochila?



As pastas carteiro de couro fazem par perfeito com jeans e camisa. Mais charmosas que as mochilas e que as pastas de lap top convencionais, e bem menos sisudas que as maletas 007, elas garantem um charme extra com a mulherada. Mas, se você quer mesmo usar mochila (por causa da academia, por exemplo), a resposta é sim, pode usar. Prefira as mais discretas.

A ORIGEM DA ESPÉCIES

Na moda, quem chega primeiro vira referência. Conheça alguns dos responsáveis pelas peças que fizeram história no guarda-roupa masculino



1853, corrida do ouro em São Francisco, Califórnia. Levi Strauss e seu cunhado David Stern, donos de uma loja de tecidos e roupas para mineradores, criaram o primeiro Blue Jeans. Em 1872, surgiram os rebites. Com o sucesso de vendas das calças, a dupla patenteou o invento. Em 1890, anunciaram o nascimento do modelo 501.

POLO

Quem inventou a polo foi o tenista francês René Lacoste. Mas quem acha que o logo do crocodilo nasceu porque o cara era um réptil nas quadras se enganou. O apelido surgiu quando ele faturou uma mala de couro de crocodilo, numa aposta com seu treinador. A camiseta polo ganhou o logo do bicho, sem que René sou- besse que estava criando uma marca que seria referência mundial de moda.

SUSPENSÓRIOS



Foi em 1871 que Samuel Clemens, conhecido como Mark Twain, patenteou os suspensórios nos Estados Unidos. O que ele não podia imaginar é que seu invento praticamente perderia a função de segurar as calças entre os mais jovens, mas que vira e mexe ele apareceria nos looks de desfile, soltos em cima do traseiro, para criar um efeito rock’n’roll.

AVIADORES



Muito antes de o Tom Cruise acelerar sua moto e seu avião de caça em Top Gun, os óculos de hastes metálicas e lentes esverdeadas eram usados pelos pilotos da Força Aérea americana. Quem desenvolveu foi a Ray-Ban, em 1936, marca que continua líder de mercado até hoje.

MALHA ESCOCESA



Como os arquivos da Pringle of Scotland, famosa marca escocesa de malhas, foram perdidos num incêndio, ninguém sabe ao certo quem inventou o padrão argyle (losangos multicoloridos inspirados no clã escocês Argyle), mas diz a lenda que o Duque de Windsor, inventor de outras famosas peças masculinas, encomendou uma malha de padrão xadrez para com- binar com suas meias axadrezadas.

MOCASSIM DRIVE



O primeiro sapato para dirigir deve ter sido criado pela Carshoe lá pelo meio dos anos 60, mas a Tod’s, outra potência em mo- cassins masculinos, se declara a inventora.

CAMISA COM BOTÕES NO COLARINHO



Antes de 1896, os colarinhos das camisas voavam a favor do vento. Foi a famosa marca americana Brooks Brothers que introduziu botões nos colarinhos das camisas. Até hoje a marca é considerada uma das mais famosas do mundo quan- do o assunto é camisa masculina.

CASACO DE CHUVA



O primeiro casaco resistente à água surgiu em 1823, quando o químico escocês Charles Macintosh juntou uma camada de borracha com tecido de lã. Nascia o conhecido casaco MAC.

TÊNIS



Em 1800, surgiram os primei- ros sapatos com solado de borracha, chamados de Plimsoll, específicos para praia. Foi em 1892 que a Goodyear, empresa de sapatos de borracha, parte da divisão da United Status Rubber Company, começou com o processo da vulcanização resultando num tênis chamado Keds. Para quem achava que a Converse era a primeira, eles só lançaram sua versão de tênis em 1908.

Tags: aviadores, camisa, casaco de chuva, jeans, malha escocesa, marcas, mocassim, moda, polo, roupas, suspensórios, tênis

MISTURA FINA

As regras para descombinar calça e paletó
ensina as regras básicas para descombinar sem perder o tom.



COR + COR
Comece escolhendo uma cor de fundo que será a base para as combinações, como cinza, azul ou marrom. O paletó xadrez cinza e preto, por exemplo, fica bem com calça lisa cinza ou preta.

Blazer de lã xadrez Armani Collezioni; camisa de algodão list rada rosa Dudalina, gravata de crochê listrada cinza Aramis; cinto de couro preto Fasolo; calça de lã cinza chumbo Armani Collezioni.



CAMISA + GRAVATA
A regra serve também para camisas e gravatas, como na camisa xadrez em tons de cinza e branco que se repetem na gravata de listras.

Blazer de lã com seda espinha de peixe bege Ricci & Colella; camisa de algodão egípcio xadrez em tons de cinza Aramis; gravata de seda cinza Emporio Armani ; cinto de couro preto Jorge Alex; calça de lã cinza Armani Collezzioni.



CLARO + ESCURO
Experimente contrastes de claro e escuro. Paletó claro + calça escura e vice-versa. Entre as cores claras, o gelo, o bege e o cinza ficam bem com a maioria das cores escuras, como o preto, o grafite e o azul marinho.

Blazer gelo de algodão maniquetado VR; camisa de algodão branca com listras em cinza Levi’s; gravata de seda em tons de lilás Ricardo Almeida; cinto de couro marrom Shoestock; calça risca-de-giz cinza Vila Romana; sapato de couro marrom Fascar; relógio de aço Swatch.



TEXTURA + LISO
A combinação de tecidos texturizados com lisos é uma alternativa ao look homogêneo. A lã é um coringa nessa área, cai bem com a maioria dos tecidos e existe em várias texturas diferentes.

Blazer de lã com poliamida cinza Empório Armani; camisa de algodão branca com listras azuis Sergio K; gravata de seda azul com brasão Vila Romana; cinto preto de couro Shoestock; calça preta de viscose Aramis; sapato de couro preto Cospirato; relógio com pulseira de couro vermelho Swatch.



LISO + PADRONAGEM
Risca-de-giz, Pied-dupoule, espinha-de-peixe e xadrez são algumas padronagens tradicionais da alfaiataria que podem ser usadas com tecidos lisos. É só lembrar da regra da cor de fundo como guia.

Blazer de lã xadrez azul Alfaiataria Paramount; camisa de algodão listrada em tons de azul Alfaiataria Paramount,gravata de algodão cinza Gant; calça de viscose risca-de-giz azul Alfaiataria Paramount; relógio de aço e couro Natan.



ARRISQUE-SE
As possibilidades de combinações são infinitas. Ouse pensar em jogos mais complexos como a mistura de padronagem + textura, como na camisa de estampa liberty com a gravata de padrão geométrico.

Blazer de lã cinza escuro Emporio Armani; camisa de algodão cinza estampada Macchione; gravata de seda com losângulos em cinza Aramis; cinto de couro mar rom Fasolo; calça de lã bege Ricardo Almeida.

Tags: combinações, moda masculina

DE BEM COM O JEANS

As fronteiras entre as roupas de trabalho e lazer caíram e você pode optar por jeans ecologicamente corretos (sim, eles existem!)



Em muitas empresas o jeans é bem-vindo, em outras só são permitidas no casual day e, nas mais tradicionais, devem passar longe. Fique muito esperto sobre os limites da empresa em que você trabalha.


O QUE É RAW

“Jeans Raw ou bruto (que, na verdade, não é bruto) é menos poluente porque utiliza menos água e menos produtos químicos residuais. Existe uma forma de preservar a cor original do jeans sem retirar a goma, e deixá-lo com um toque de conforto. É um processo praticamente a seco, que utiliza uma resina especial, aplicada manualmente na peça e depois levada a um forno para tratamento em temperatura de 180.°, o que permite ao jeans preservar a cor com bom toque e caimento” SILFARLEY M. PETERLI, dono da marca Rotta, que tem lavanderia própria de jeans.

Jeans Lee;camiseta Levi’s.

O QUE É ORGÂNICO



“O jeans orgânico é produzido de forma ecologicamente correta, desde o plantio do algodão orgânico (produzido sem adubos químicos e agrotóxicos), passando pela colheita e beneficiamento, realizados de forma manual, até o produto final, sem agredir o meioambiente em nenhuma das etapas. Além de utilizar matérias-primas orgânicas e não-poluentes, este jeans promove a inclusão social de pequenos produtores, o que resulta em melhoria da qualidade de vida e renda”. JURGEN OELTJENBRUNS, diretor criativo da Redley .

Jeans Seven; camiseta Levi’s.

Vendo e aprendendo

O jeans raw, no começo, não era confortável, o que dificultava o uso. Hoje, resinas de última geração preservam sua aparência natural e lhe conferem um toque de usado, mesmo sendo praticamente bruto. Os jeans orgânicos recebem diferentes tipos de corantes que não agridem o ambiente, permitindo uma gama maior de tons e lavagens.



1. redley

2. sean john

3. diesel

4. eden


Faça o bem, mas veja com quem

Fique esperto nas maneiras de combinar seu jeans raw ou orgânico



RAW

Jeans escuros de corte reto são ideais para ambientes casuais de trabalho. Use com camisa de mangas longas, blazer de lã e sapatos de couro.

jeans lee

+ blazer 2 botões • VR

camisa de algodão • dudalina

sapato de couro • sapataria cometa


ORGÂNICO

Jeans com lavagens mais claras ou lixados caem bem numa produção informal e combinam com blusões, camisetas e tênis.

jeans seven

+ malha de tricô

camiseta • eden

tênis • osklen



Tags: moda masculina

terça-feira, 27 de setembro de 2011

VOLTA AO BATENTE

O Carnaval acabou e o ano finalmente começou. Chegou a hora de renovar o guarda-roupa e entrar no escritório com muita elegância.



Vida nova no Closet
Nem tudo que é tradicional é bom na hora de renovar o guarda-roupa
Emprego novo, closet idem. É o que dizem as regras de etiqueta, dessas que se leem nos manuais de estilo e para as quais nunca damos muita bola. Vai ver foi porque poucas vezes precisamos delas, acomodados que estamos ao brazilian lifestyle, em que o clima fashion ainda é o mais liberal possível. Agora, transferido para um ambiente mais formal e ocupando cargo de diretoria – sim, a coisa pode ser séria! –, é chegada a hora de bater pernas atrás do costume ideal, elegante, curinga para momentos de labuta e festa alinhada.

Nas lojas especializadas, com opções a perder de vista, o atendimento pode até ser solícito, mas muitas vezes pouco esclarecedor se a pedida não for um terno (ou costume) sob medida. Afinal, qual é a diferença entre costume e terno? Ambos não são, na prática, a mesma coisa. Terno é constituído de três peças: paletó, calça e colete, enquanto o costume não leva colete. Na linguagem do dia a dia, no entanto, acabam passando por sinônimos. E tudo bem. Cores? Bem, para começar, nada de invencionices. Os clássicos azul-marinho e cinza são imbatíveis. “Mas e o preto, que, dizem, nunca sai de moda?”, me perguntaria você. “Vai querer parecer saído de um funeral debaixo do sol escaldante de verão?”, devolvo-lhe a pergunta. Não, né? As variantes diárias podem ser conseguidas trocando as cores das gravatas e das camisas. E o que fazer com tantos botões?

O abotoamento mais elegante nos dias de hoje é o reto, de dois botões. Funciona em qualquer situação, inclusive se tiver de usar um dos costumes numa festa de casamento, por exemplo. Truque para guardar: para saber se o tamanho de seu terno está certo, encoste o ombro na parede, de leve. Se a ombreira se mexer, é porque está grande. Para garantir elegância, cheque se o punho da camisa não ultrapassa em, no máximo, 2 centímetros o final da manga do paletó, que deve estar um pouco acima do meio da coxa como altura ideal. Conselho (que não li nos manuais, mas recebi no dia em que fui convidado para ser padrinho de casamento de amigos queridos): abra a mão e invista num sob-medida, feito de lã fria, perfeito para nosso clima. E me conte depois qual foi a cara de seus colegas de trabalho.

Casual
Para quem trabalha de jeans, o modelo com lavagem escura é mais elegante. A camisa deve ter mangas compridas e ser de algodão, tecido que absorve mais o suor e evita as temidas pizzas. Se estiver frio, opte por um cardigã, ou blazer para ocasiões mais sociais.



CAMISA DE ALGODÃO COM STRETCH Ricardo Almeida,CARDIGÃ DE LÃ E ALGODÃO Forum,CALÇA JEANS Aramis,SAPATOS ABOTINADOS DE COURO Cospirato,RELÓGIO COM CAIXA E PULSEIRA DE AÇO Tag Heuer,(à venda na H.Stern)

Social
Aposte num costume marinho de dois botões. Na hora de combinar terno, camisa e gravata, escolha peças que tenham uma única cor em comum (pode ser só um detalhe) para não errar. Calças com barra tradicional são mais práticas por alongar as pernas.



COSTUME DE LÃ FRIA Stone Bonker,CAMISA DE ALGODÃO VR,GRAVATA DE SEDA Aramis,RELÓGIO COM CAIXA DE AÇO E PULSEIRA DE COURO Mido,SAPATOS DE COURO Dudalina.



Quadrado
Ombros e quadris largos
Paletós com dois botões e fendas duplas alongam o torso e as pernas. Listras verticais e calças e jaquetas de tons similares também. O comprimento da jaqueta é logo abaixo do traseiro. EVITE Barra italiana e ternos com três botões, que achatam a silhueta.



Retângulo
Ombros e quadris estreitos
Paletós com abotoamento duplo ou com três botões seguidos encurtam e encorpam o tronco. Calças e jaquetas de cores diferentes idem. Peças um pouco mais largas dão a impressão de você ser maior. EVITE Golas rolês e blazers com um botão, que alongam ainda mais.



V Invertido
Ombros estreitos e quadris largos
Aposte em ombros marcantes e com lapelas mais grossas para balancear o volume inferior. Um ou dois botões nos paletós, preferencialmente com uma só fenda, ajudam a alongar. EVITE Estampas fortes e cores gritantes.



V Legítimo
Ombros largos e quadris estreitos
Paletós de dois botões são ideais. Se tiver dificuldade em achar ternos que sirvam, escolha o modelo pela jaqueta, já que a calça pode ser alterada. As malhas de gola em V também alongam o conjunto. EVITE Peças muito justas para não parecer ainda maior.

COM QUE COR EU VOU?

Saia do preto e do azul-marinho e ouse na combinação de cores



O CÍRCULO CROMÁTICO

Entenda como funcionam as combinações. No lado
esquerdo, as cores quentes (amarelo, laranja e
vermelho), e, no direito, as frias (lilás, azul e verde)

Cores complementares ficam diretamente
opostas e combinam muito bem

Cores análogas, ou seja, que ficam lado a lado,
combinam entre si

Cores frias e quentes combinam entre si quando
usadas na proporção 2 por 1: duas peças frias
para uma quente ou duas quentes para uma fria


Confesse: grande parte das peças do seu guarda-roupa é preta, cinza, marrom e azul, certo? Sem problemas, isso acontece com a maioria dos homens. Com esses tons, não tem erro. Mas cores combinadas da maneira adequada podem imprimir alegria e personalidade à produção. Basta saber usá-las a seu favor. Comece a colocar cor nos elementos mais discretos, como acessórios, cintos para situações casuais e gravatas em momentos mais formais. Depois substitua as camisas brancas por versões lisas de cor ou de cores básicas com listras e xadrezes coloridos.
Como cores são mais fáceis de usar na parte de cima do corpo, experimente em seguida combinar malhas e cardigãs coloridos com jaquetas e blazers de tons escuros. Acima há um círculo cromático para que você entenda melhor quando uma cor pode (ou não) ser usada com outra. Cores opostas são complementares e formam combinações interessantes. Amarelo com lilás, por exemplo. Já cores que ficam lado a lado no círculo também funcionam, só que de um jeito, digamos, menos provocador. É o caso do verde combinado com o azul-esverdeado e o verde-amarelado.

O tom da estação

As três cores que não podem faltar no guarda-roupa



Apesar de o lilás ser um tom mais primaveril, ele aparece forte nesta temporada. Aposte nos detalhes e nas camisas. Fica sempre mais bonito se combinado com preto, marrom e marinho.

Jaqueta de náilon Calvin Klein Jeans,Blusa de lã com zíper M.Officer,Camisa de algodão VR Menswear,Calça da alfaiataria xadrez Mario Queiroz,Tênis de couro Onitsuka Tiger,Relógio de aço com pulseira de borracha Everlast.



O vermelho nesta temporada vem mais escuro e fechado. Ele fica melhor em peças como blazers, jaquetas e malhas. Combine com tons de azul e de preto

Blazer de lã Stone Bonker; Cardigã de linho The Rich; Camisa de algodão xadrez Dzarm; Calça JEANS TNG,; Cinto de couro Fasolo; Sapatos de camurça Lacoste para Doc Dog.



O verde militar é a cor mais invernal de todas. Por ser um tom mais sóbrio, fica mais fácil combinar com tons mais neutros, como bege, branco, preto, marrom e cinza.

Jaqueta de lã Forum,Cardigã de lã United Colors of Benetton,Camisa de algodão xadrez The Rich,Calça de sarja Stone Bonker,Cinto de couro Fasolo,Sapatos de couro abotinados Cospirato.




Não tem como errar

Nove dicas infalíveis sobre combinação de cores

1 Branco vai bem com tudo. Na dúvida entre um blazer e um terno com gravata e malha, é sempre uma certeza a camisa branca.

2 O cinza é ótimo para combinar com cores fortes, pois ele apaga tudo ao redor.

3 Evite calças coloridas. É sempre melhor chamar atenção na parte de cima do que na de baixo.

4 Quanto mais escuro o tom da sua pele, mais bonitas ficarão as cores fortes. Se você tem a pele muito clara, prefira os tons pastel.

5 As cores claras engordam, e as escuras emagrecem. As claras refletem a luz e deixam tudo maior, e as escuras a absorvem. Não é mito.

6 Quando for usar cores muito fortes, use só uma peça por vez. Afinal, você não é o Bozo.

7 Se você se sente inseguro ao vestir uma roupa colorida, sobreponha a ela uma peça mais escura para neutralizá-la.

8 Se você tem mais de 25 anos, evite tons fluorescentes, que só ficam bem em adolescentes.

9 Cores neutras, como bege, branco, cinza e preto, vão bem com todas as tonalidades vibrantes.



Blazer azul é o curinga do armário

Três combinações que valorizam uma peça que, se você não tem, deveria ter



Blazer de veludo Gant.

O blazer azul é uma peça versátil, e por isso preparamos três combinações de cores que vão muito bem com ele. Todas funcionam também para o trabalho. Sendo:



Feita com camisa lisa com textura a mais clássica.

Camisa de algodão Tommy Hilfiger,Gravata de seda Stone Bonker.


A com camisa listrada clara e gravata xadrez não é tão clássica, mas não chega a ser informal.

Camisa de algodão VR Menswear,Gravata de seda Gant.



Por último, a combinação do blazer azul com a camisa de algodão e a gravata de seda vale apenas para ocasiões informais.

Camisa de algodão 2nd Floor,Gravata de seda Stone Bonker.

Os bons companheiros do seu jeans

Diferentes maneiras de montar um visual colorido com a calça que você já tem no armário




Misture tudo !

Agora que você já sabe o essencial sobre a mistura de cores, veja a sugestão.

Punho: Na hora de vestir muitas camadas, não se esqueça de sobrepor os punhos, fazendo com que o de baixo sempre apareça

Gravata: O modelo mais fino dá uma cara mais contemporânea ao visual



Jaqueta de lã Ricci & Colella,Cardigã de lã Individual,Camisa de algodão Gant,Gravata de seda Stone Bonker.